terça-feira, 17 de março de 2015

O Que o Agrônomo Pode Fazer?

Trago aqui algumas das diversas áreas que o engenheiro agrônomo pode dar ênfase em sua vida profissional. Vale a pena salientar que campos como os da biotecnologia e da ciência da computação (processamento e armazenagem de dados) estão tornando possível o progresso e o desenvolvimento de novos campos de pesquisa na área das ciências agrárias, aumentando o leque de possibilidades de atuação graças aos avanços tecnológicos.

Solos
Controlar as propriedades físicas dos solos, a fim de preservar sua fertilidade, prescrevendo seu manejo posteriormente.

Fig.1: Os engenheiros agrônomos estudam o solo como recurso natural, encontrando técnicas para o seu uso sustentável. 

Engenharia Rural
Projetar obras em propriedades rurais, definindo o nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação.

Fig.2: Exemplo de construção rural.

Fitotecnia
Acompanhar o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de adubos e do combate a pragas.

Silvicultura
Recuperar matas devastadas e cuidar do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento. Preparar relatórios de impacto ambiental.

Fig.3: A silvicultura de eucalipto dá origem aos papéis que utilizamos cotidianamente.

Defesa Sanitária
Combater pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.

Administração Rural
Gerenciar unidades de produção de propriedades rurais, desde o planejamento das compras até o gerenciamento de equipamentos e recursos humanos.

Economia e Administração Agroindustrial
Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas. Coordenar programas de crédito rural para cooperativas e pequenos produtores.

Indústria e Comercialização de Alimentos
Supervisionar a estratégia de preços de alimentos de origem animal e vegetal.

Manejo Ambiental
Explorar racionalmente os recursos naturais, visando à preservação do meio ambiente, em atividades como elaboração de relatórios de impacto ambiental, manejo de dejetos, avaliação da aptidão das terras, saneamento de propriedades rurais, recuperação de terras degradadas e coordenação de projetos de reflorestamento.

Produção Agroindustrial
Gerenciar o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.

Fig.4: A industria de cana-de-açúcar é uma das mais importantes do país.

Melhoramento Animal e Vegetal
Realizar pesquisas e desenvolver técnicas visando à melhoria da produção.

Fig.5: A área de melhoramento genético busca o desenvolvimento de clones e variedades com maior produtividade.

Zootecnia
Controlar a produção de pastagens e grãos utilizados na agropecuária e planejar a criação dos rebanhos.

Fig.6: A zootecnia busca uma maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos como carne, leite e seus derivados.

Fonte:

Guia do Estudante. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/agronomia-683987.shtml> Acesso em: 17 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário